24 outubro 2010

só há uma Igreja em Portugal

Quando José Sócrates “resolveu anular os benefícios fiscais de instituições religiosas”, deixando “conspicuamente de fora a Igreja Católica”, não me parece ter violado “a Lei de Liberdade Religiosa (de 2001) e a presunção, seguramente estabelecida, que o estado não deve estabelecer distinções no tratamento de qualquer Igreja”, ao contrário do que VPV vocifera hoje no Público.
A verdade é que só existe uma Igreja em Portugal que é a Igreja Católica. Todas as outras denominações religiosas Cristãs (o termo Igreja só se aplica a instituições Cristãs) não passam de seitas religiosas, com o devido respeito que algumas me merecem.
Ao conferir um tratamento especial à Igreja Católica, o governo não pode portanto estar a discriminar qualquer outra Igreja.
VPV conclui que o dinheiro “que o estado vai arrecadar com esta medida de intolerância e cegueira... é, com certeza, um dinheiro sujo”. Que grande tirada!
Sujo é, com certeza, o dinheiro das SCUTS e o que o fisco nos vai extorquir em IVA e IRS. O que perdoa à Igreja Católica, a única Igreja estabelecida em Portugal, será certamente devolvido, com “juros”, a toda a comunidade.

Sem comentários: