21 outubro 2010

O Bem Comum

Assente que somente a autoridade suprema e absoluta de um Homem - que não a autoridade suprema e absoluta da Lei - pode assegurar a unidade de uma comunidade humana, que é a condição essencial para a paz, pode perguntar-se qual deve ser o princípio orientador da governação de uma comunidade humana baseada na soberania de um Homem.
O Bem Comum.
Não devem existir muitas ideias tão contestadas, sobretudo pelo individualismo filosófico anglo-saxónico, ao ponto de se negar a sua existência, do que a ideia do Bem Comum. Mas, é óbvio que o Bem Comum existe e está mesmo debaixo dos olhos. Ele compõe-se de todos aqueles bens que interessam a todos e que todos nós valorizamos, e o primeiro de todos é a vida. Por isso, promover o Bem Comum é, em primeiro lugar, promover a paz - o tal bem que só a soberania de um Homem, que não a soberania da Lei, pode assegurar de forma duradoura.
Mas, evidentemente, que o Bem Comum não se esgota aqui. Ele inclui, em seguida, a promoção de pelo menos um módico de alimentos, habitação, e cuidados de saúde para todos. Segue-se depois a educação e, a um nível de maior desenvovimento da comunidade, até um mínimo de lazer e entretenimento.

Sem comentários: