23 outubro 2010

desligadas da realidade

" ... e daí surgiram o Liberalismo anglo-saxónico e o Socialismo alemão. São ambos produtos puramente intelectuais, sistemas de ideias, verdadeiras ideologias, projectos de vida em comum que não possuem qualquer referência à forma como as pessoas sempre viveram. Estão baseados em ideias desligadas da realidade ...", escrevi eu num post anterior

Quando um soldado é maltratado pelos seus camaradas de caserna, ele não se queixa à lei, queixa-se ao capitão ou ao general. Quando um trabalhador é abusado pelos seus colegas, ele não se queixa à lei, queixa-se ao patrão. Quando o irmão mais novo é batido pelo mais velho, ele não se queixa à lei, queixa-se ao pai. Quando um jovem é restringido na sua liberdade pelos seus colegas de turma, ele não se queixa à lei, queixa-se ao professor; e quando um cidadão é roubado na rua, queixa-se a um polícia, e não à lei. É uma autoridade pessoal, e não a lei, que garante a liberdade de todos os membros de uma comunidade humana.

Mal irá a sociedade quando todas estas autoridades pessoais desaparecerem, e o soldado tenha de recorrer à lei e aos tribunais para se defender dos seus camaradas (vai muito provavelmente perder porque os seus agressores estarão em maioria e testemunharão em conluio), o empregado para se defender dos abusos dos seus colegas (idem), o estudante para se defender dos maus tratos dos outros estudantes (idem) ou o irmão mais novo para se defender do mais velho (vai, quase de certeza, perder também porque o mais velho é mais articulado); e o cidadão roubado na rua que decide queixar-se à lei, através dos tribunais, e não a um polícia, é certo que nunca mais vai reaver os seus bens. Os abusos na sociedade multiplicar-se-ão e assim também as restricções à liberdade.

E , no entanto, os filósofos de inspiração protestante - Kant sendo o mais representativo e o mais elaborado nesta matéria - propõem que a autoridade da lei substitua a autoridade pessoal de um homem como autoridade suprema de uma comunidade humana. Seguida à risca, esta é a receita mais certa para destruir as instituições - a família, a escola, a empresa, o exército e, em última instância, a própria sociedade. E se esta destruição generalizada só às vezes sucedeu - a maior parte delas, no próprio país de Kant -, mas não perdurou para sempre é porque a tradição, a despeito dele e de outros intelectuais como ele, exerceu um travão à expansão destas ideias modernistas e irremediavelmente desligadas da realidade.

Sem comentários: