30 outubro 2010

cuidado com as postas de pescada

A banca está a cometer um erro tremendo ao declarar lucros fabulosos em plena crise económica. Esta situação é incompreensível para a populaça e alimenta a ideia de que o empobrecimento do País se deve à usura do bancos. A pressão da banca sobre o PS e o PSD também degradam a imagem destas instituições.
No post anterior destaquei três notícias sobre o BPI (apenas como exemplo) que dão ideia da confusão gerada. Lucros fabulosos, com um crescimento de 26% em 2010, em simultâneo com a necessidade de recorrer a empréstimos do BCE e uma exposição elevada às dívidas soberanas de Portugal, da Grécia e da Irlanda.
O retrato fiel da banca portuguesa parece-me portanto ser o seguinte: grandes lucros actuais em simultâneo com empréstimos e investimentos problemáticos que acarretam riscos excessivos. A somar ao risco de Portugal entrar em recessão em 2010, com uma contracção do PIB que poderá ultrapassar os 2%. Com o consequente incumprimento de empréstimos comerciais e pessoais que pode atingir muitos milhões de contos.
Talvez fosse mais realista, então, que a banca aprovisionasse grande parte ou até a totalidade dos seus lucros, para fazer face às perdas que vai ter em 2010. Em vez de alardear um fôlego financeiro que não só não corresponde à realidade como é incompreensível para os portugueses.

Sem comentários: