20 setembro 2010

voando sobre um ninho de cucos

Está confirmado: Paulo Bento é o novo seleccionador de Portugal. Como já tive oportunidade de aqui escrever após o Mundial, quando surgiram os primeiros rumores de que aquele seria o substituto de Carlos Queiroz, volto a afirmar: Paulo Bento é uma má escolha. Por uma simples razão: ainda não tem currículo para assumir o cargo. E acrescento novamente: só há dois candidatos plausíveis para a selecção nacional, José Mourinho e Manuel José.
Enfim, eu até tenho bastante estima pelo Paulo Bento que, na minha opinião, foi um magnífico jogador e que me parece ter todas as condições para um dia ser treinador da Selecção. Mas a realidade é que o único clube que treinou foi o Sporting e sem resultados. Fazer deste escasso currículo critério de escolha para a selecção é um equívoco. Vai queimar a carreira de treinador de Paulo Bento, sem beneficiar a carreira da própria equipa.
Além disso, esta decisão é totalmente descabida, sobretudo, tendo em conta a balbúrdia que reina na direcção da Federação Portuguesa de Futebol e que, após o despedimento de Queiroz, levou Gilberto Madaíl a convocar eleições antecipadas. Assim sendo, Madaíl não tem legitimidade moral - quiçá, legal - para assumir novos compromissos em nome da federação, em particular, na sequência dos desastrosos (lesivos?) contratos que assinou com Queiroz.

Sem comentários: