13 agosto 2010

o que é o Bem?

1. O que é o Bem?
2. Porque é que nos devemos comportar de forma moral?
Neste ensaio sobre Ética da Evolução, Doris Schroeder, sublinha que E. O. Wilson se esquivou a responder à primeira pergunta e respondeu à segunda afirmando que “os seres humanos estão geneticamente predispostos a comportarem-se de forma moral”.
Eu proponho-me responder à primeira pergunta. O Bem é tudo o que contribui para o “crescimento e multiplicação da nossa espécie”, eternizando a presença dos nossos genes no Universo.
Esta definição tem valor analítico e descritivo, mas será difícil construir uma ética normativa com base apenas nesta noção de Bem. A cada momento, cada pessoa tem uma ideia diferente do que é melhor para o colectivo e ninguém pode estar certo de ter descoberto o melhor modelo para alcançar o Bem. Basta pensarmos nos desastres históricos do comunismo e do nazismo para compreendermos o problema.
Que fazer?
Na minha visão, o melhor será garantir que cada ser humano tenha as condições necessárias para realizar o seu potencial, sem limitar de qualquer forma o potencial dos outros. O resultado será a emergência espontânea de normas e regras adaptadas a cada época histórica, que tenham eco no sentimento geral e que recolham o apoio da grande maioria de nós.
Um Estado mínimo (já debatemos os prós e os contras desta opção) que garanta os direitos fundamentais, que reprima a violência interna e externa e que administre a justiça, encaixa-se perfeitamente no objectivo pretendido.

Sem comentários: