24 junho 2010

os orfãos da esquerda no tapete

Ultimamente tenho passado os olhos por alguns blogues que se reivindicam da esquerda (Causa Nossa, Jugular, Câmara Corporativa, Arrastão, etc., à procura de gemas para o De Cabo de Esquadra. É uma experiência nova para mim que só lia o Blasfémias e O Insurgente.
A primeira impressão com que fiquei é a de que o debate ideológico Esquerda - Direita morreu. A “Democracia Liberal e Capitalista” derrotou por KO todas as outras ideologias, é o Fim–da-História. A chamada esquerda sobrevive agora de ideias avulsas, como confessa a deputada Inês de Medeiros. Ideias mais ou menos fracturantes e mediáticas, mas sem conceitos aglutinadores.
A principal consequência deste estado de coisas é que, na ausência de debate, emergiu a agressão. Nos ditos blogues predominam os insultos, a difamação e um chorrilho de palavrões que não dignificam nenhum espaço público.
Compreendo, até certo ponto, esta orfandade ignorante e atrevida. De que é que nos poderiam falar estes "esquerdistas"? Do centralismo democrático? Kaput! Ditadura do proletariado? Kaput! Materialismo dialéctico? Kaput! Materialismo histórico? Kaput! Marxismo? Kaput! Maoismo? Kaput! Social-democracia? Kaput! Planeamento económico? Kaput! Estado Social? Kaput!
A única saída aparente é disparatar. Insultar os mensageiros e os porta-vozes da Democracia Liberal e Capitalista. Não vai mudar o mundo, mas sempre entretém o pessoal.

Sem comentários: