16 junho 2010

o Fim-da-História III

Flexibilizar despedimentos e mexer nas condições de atribuição do subsídio de desemprego são algumas das medidas que Bruxelas considera que Portugal tem de tomar para reformar o seu mercado de trabalho e criar condições para aumentar o potencial de crescimento da economia.

A recomendação surge no âmbito da análise às medidas de combate ao endividamento público em Portugal – que Bruxelas considerou ontem “não serem suficientes” para atingir o défice de 4,6% do PIB prometido para 2011 e a produzir uma inversão da tendência de agravamento da dívida pública.

Nela, a Comissão insiste na necessidade de acompanhar este processo de consolidação das contas do Estado de reformas estruturais para tentar resolver a mãe de todos os males: o fraco potencial de crescimento da economia portuguesa. “A implementação de reformas estruturais é capital para aumentar o potencial de crescimento do PIB”, escreve a Comissão, sugerindo que sejam postas em marcha “sem demora” as que possam ajudar a compensar o efeito de retracção que resultará de consolidação orçamental “considerável” que está em curso.

Via JN

PS: É muito irónico que vá ser o PS a conduzir estas reformas.

Sem comentários: