Depois do escândalo da Gripe A, a OMS já embarcou noutra cruzada de "terrorismo sanitário":
A Organização Mundial de Saúde (OMS) está a avaliar a perigosidade das cinzas que desde há dois dias são lançadas por um vulcão da Islândia e a possibilidade de serem nocivas.
"Não sabemos qual pode ser o risco. Segundo diretivas de 2005, algumas das partículas das cinzas de um vulcão são perigosas e podem afetar os pulmões", disse, em conferência de imprensa, Daniel Epstein, porta-voz da OMS.
"Sabemos que são potencialmente nocivas, mas temos de analisar a situação com maior profundidade", explicou Epstein.
O porta-voz explicou que as cinzas estão muito altas na atmosfera e que não devem temer-se consequências nocivas enquanto estiverem acima das nuvens.
Quando estiverem mais perto da terra, as pessoas com asma ou outras doenças respiratórias podem sentir sintomas de falta de ar pelo que devem ficar em casa, assinalou o porta-voz.
Via Expresso
PS: Eu gostaria, como médico, de alertar para um lapso da OMS. Não sabemos qual pode ser o risco, mas as pessoas com gripe A são potencialmente mais susceptíveis aos malefícios das cinzas vulcânicas e devem permanecer isoladas numa cápsula, dentro de casa.
O governo português deve comprar imediatamente 1 milhão destas cápsulas de protecção que serão certificadas contra cinzas vulcânicas pela OMS. Os casais grávidos e as crianças terão prioridade.
Sem comentários:
Enviar um comentário