04 dezembro 2009

EUCONOMIA

Enquanto é relativamente fácil de compreender que não há ciência nenhuma que nos permita controlar a evolução humana, parece uma tarefa ciclópica explicar que não é possível planificar a economia. Porque será?
No caso da eugenia, penso que o número de seres humanos e a sua distribuição geográfica e política serão factores dissuasores. Por outro lado, todas as experiência eugénicas descambaram completamente.
Vejamos agora a questão económica. A actividade económica resulta das acções de cada indivíduo, acções que nem o próprio é capaz de prever antecipadamente. Ora, como é possível que os socialistas não percebam que a planificação económica se depara com as mesmas dificuldades da eugenia. Milhões de pessoas com necessidades, desejos e motivações, diferentes. Milhões de pessoas para quem a felicidade representa coisas distintas.
Tal como com a eugenia, todas as experiências de planificação económica descambarem completamente.
Sugiro que os que defendem o estatismo, o centralismo e a planificação económica, adoptem a designação EUCONOMIA, para esta pseudociência tão falida como a eugenia. E tão criminosa também.

Sem comentários: