15 outubro 2009

Espanha


Espanha está um país estranho, muito distante do que já foi até há uns (poucos) anos atrás.

Ontem ao final do dia, ao sair de Madrid, deparei-me com uma situação que nunca antes tinha visto...

Pois então. Para aqueles que conhecem a geografia da capital espanhola, saí do parque da Calle Velasquez, virei à esquerda na Ortega y Gasset, atravessei a Serrano rumo ao Passeo da Castellana, depois segui direcção norte até à Rios Rosas onde virei de novo à esquerda para apanhar os túneis e a A-6 de regresso a Portugal.

Ao chegar à Castellana, comecei a ver dezenas (centenas?) de polícias espalhados por cada canto, por cada semáforo, a mandarem os condutores seguir sem parar nos vermelhos. Sempre a andar - ordenavam, de braços no ar e apito na boca. Parecia uma corrida! Fiz todo o percurso anteriormente descrito sem parar num único vermelho! Quanto aos automobilistas concentrados nas vias com as quais ia cruzando, todos parados. Enfim, quando já me encontrava fora da cidade, perto de Las Rozas, subitamente, começo a ver no meu retrovisor luzes da polícia. Saí da minha faixa de rodagem e encostei à direita. E que vejo então? Uma comitiva de, pelo menos, dez carros de alta cilindrada ladeados de várias motorizadas e veículos da polícia, que passaram em grande velocidade.

Ou seja, terminando e concluindo, pararam o trânsito na cidade durante uma boa meia hora para deixar passar suas excelência, el gobierno! Felizes daqueles, como eu, que partilhavam o mesmo trajecto de tão distintas eminências, mas desgraciados daqueles que tiveram de suportar tamanho despotismo.

Espanha mudou e não foi para melhor.

Sem comentários: