26 setembro 2009

para o PS, A VIDA É BELA

Amanhã vamos a votos. Os principais contendores são, obviamente, José Sócrates e Manuela Ferreira Leite. JS é o candidato das emoções e da fantasia, enquanto MFL é a candidata da razão e da realidade. Em condições normais, os portugueses nunca apoiariam um candidato que se recusa a pôr os pés na terra, mas Portugal não está a passar por um período normal.
Passámos os últimos quatro anos numa verdadeira comédia trágica, ao estilo de “A Vida é Bela” de Roberto Benigni. Tal como Guido, JS é um homem espirituoso, empenhado em entreter-nos. Há, porém, uma diferença fundamental: Guido permanece ancorado na realidade, ao passo que JS descolou-se para o País das Maravilhas que ele próprio ficcionou.
Todos temos consciência deste fenómeno, mas também sabemos que aterrar na realidade vai implicar sacrifícios. A grande aura e o apelo de JS, nestas eleições, é o ambiente de fim de festa. JS promete abrir a última garrafa de champanhe e pôr mais uma música a tocar. MFL avisa que já é tarde e que amanhã é dia de trabalho. Os portugueses que vão escolher entre JS e MFL não devem esquecer que quanto maior é a bebedeira pior é a ressaca. Resta saber se ainda estarão suficientemente sóbrios para se preocuparem com o “amanhã”.

Sem comentários: