07 julho 2009

Madeira


Este fim-de-semana estive na Madeira. A Madeira é hoje um destino turístico de primeira qualidade no mundo, muito acima da média do continente. A principal dificuldade da ilha - as vias de comunicação - foi resolvida por túneis que permitem atravessar a Ilha de norte a sul em pouco mais de meia-hora e de leste a oeste em menos de uma hora.
.
Não existe pobreza exposta na Madeira. As cidades, vilas e aldeias estão em geral impecavelmente tratadas. Todos os equipamentos turísticos estão no seu lugar, e o parque hoteleiro é abundante e variado, com destaque para o Funchal. Nesta época do ano, à noite, no Funchal, a temperatura do ar não possui nem mais um grau nem menos um grau do que aquela que é agradável ao ser humano.
.
Nos últimos trinta anos, a Madeira foi a região de Portugal que mais progrediu em termos económicos, e é agora segunda no país, logo a seguir à região de Lisboa-Vale do Tejo. A qualidade e a estabilidade da sua governação foi um factor decisivo para o progresso. A Madeira é a única região do país entre as três que possuem governo próprio (Continente e Açores são as outras) que nos últimos trinta anos foi governada de uma maneira mais compatível com a tradição (católica) dos portugueses. Em parte, porque Alberto João Jardim é um português genuíno com todas as suas qualidades e todos os seus defeitos. A Madeira é capaz também de ser a região mais católica do país. (Ver aqui e aqui)

Sem comentários: