Na última edição do semanário "Expresso", Daniel Bessa, na sua habitual coluna de economia, defendeu (e cito de memória) que o problema em Portugal não será tanto a ausência de procura, mas sim a falta de oferta - de mais produtos e serviços, enfim, de mais concorrência. Esta tese também é defendida por Vítor Bento no seu mais recente livro "Perceber a crise para encontrar o caminho", embora numa perspectiva ligeiramente diferente daquela apresentada por Bessa.
Confesso que se trata de uma ideia em relação à qual não estou nada convencido, especialmente se a difundirmos à escala global. A razão da minha discórdia é simples: a excessiva utilização de crédito encontrou o seu destino em planos de investimento igualmente excessivos, por isso, no contexto actual, a rentabilidade marginal associada a cada produto ou serviço novo tende a ser menor. De resto, só assim se justifica a aparente tranquilidade de um admnistrador da RAVE, hoje citado no Diário Económico, defendendo um estudo, encomendado e pago por aquela empresa, que estimou a taxa de rentabilidade do TGV Lisboa-Porto nuns extraordinários 2,2% ao ano. Ora, tendo em conta o risco associado àquele projecto - o estudo apresentado pela RAVE é mesmo uma raridade, logo, deve estar apoiado em extrapolações magnânimes - e a enormidade de recursos que lhe estarão associados, em face daquela taxa de rentabilidade, é preferível manter o dinheiro num depósito a prazo, em especial quando as taxas de juro estão em mínimos históricos e, por isso, propensas a subir no período de 40 anos previstos para a concessão do TGV. Ou seja, aquela atitude condescendente é o reflexo de que ainda existe crédito disponível para estas avarias e que os planos de investimento demasiado ambiciosos e desprovidos de razão continuam a ser tolerados. Em suma, é a fuga para a frente. Trata-se de instalar mais capacidade e, depois, seja o que Deus quiser.
Pelo contrário, na minha opinião, é bem provável que o problema seja ainda de excesso de oferta - de produtos e, especialmente, de serviços. Neste contexto, a variável crítica será a forma como se fará o escoamento da capacidade instalada na China, em especial se houver uma continuada contracção do comércio internacional, acompanhada de tensões proteccionistas, que, a acontecer, constituirá aquilo a que certos autores, como o japonês Tadashi Nakamae, denominam de "Chinese Crash". Este economista defende que "the world has entered a long term trend of overcapacity (too many goods produced), first in the manufacturing sector, but also eventually in services (...) where governments, particularly in Asia, will attempt to exert greater state control over their economies. (...) For Nakamae, the most likely scenario is that while the Asian economies fall into state-initiated protectionism, Europe will muddle through while China actually crashes. The reason is that China's level of overcapacity is the greatest. This outcome would leave the United States and other industrialized nations with the headache of having to deal with the huge stockpiles of commodities and finished goods that China, under such a scenario, would off load onto world markets". ("The world is curved", David Smick, páginas 267 e 268).
Ou seja, dado que todos os agentes económicos (Estado, empresas e famílias) se encontram ainda muito endividados, muito acima da tendência de longo prazo, e que esse ajustamento tenderá a prolongar-se até reverter para a média, reduzindo a procura potencial, o mundo poderá muito bem entrar no ciclo vicioso descrito por Nakamae. E então não existirá nada a fazer. Só o tempo permitirá curar desta doença, deste excesso de capacidade, deste endividamento.
5 comentários:
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