Ontem à noite, ao regressar ao Porto após uma rápida jornada profissional em Madrid, sintonizei na Rádio Renascença e tive oportunidade de ouvir o programa do Óscar Daniel, à conversa com os seus ouvintes acerca do seguinte tema: "Os portugueses querem mudança?"
O debate teve como ponto de partida um artigo recente de Vasco Pulido Valente no Público, em que este descreveu os portugueses como avessos à mudança, um povo que deseja uma vida boa mas sem grandes sobressaltos, estando disposto, para tal, a eleger qualquer um que se disponha oferecê-lo.
O programa demorou a arrancar, mas assim que os primeiros ouvintes entraram em cena, ganhou tracção e foi sempre a andar! Dos menos articulados aos mais eloquentes, todos participaram. Em todos os discursos, registei dois pontos em comum. Primeiro, a sensação de injustiça e desigualdade que existe hoje em Portugal. Segundo, o descrédito em que entrou a nossa classe política. Enfim, nada de muito novo. Porém, dado o carácter transversal das críticas, uma constatação da gravidade do problema.
Ao mesmo tempo, fiquei surpreendido por algumas críticas mais específicas, mas também estas partilhadas por vários ouvintes. Em relação ao actual sistema democrático, pessoalizado na figura do Dr. Mário Soares, particularmente diabolizado durante as intervenções desses cidadãos anónimos. E, por fim, em relação ao aumento da abstenção: de acordo com os ouvintes, o reflexo da crescente rejeição popular a este modelo democrático, e não uma consequência do alegado desinteresse e alheamento cívico como tanta gente nos tenta fazer crer. Em suma, um programa muito interessante. Parabéns ao Óscar e à RR.
Sem comentários:
Enviar um comentário