17 junho 2009

livre-arbítrio

Caro RB,
Todos os eventos dependem dos seus antecedentes e condicionam os seus subsequentes. Nada pode escapar a este determinismo de causa e efeito, no mundo material. Quer isso dizer que os seres humanos não têm livre-arbítrio? Que ideia...
As regras da causalidade material implicam a existência de tempo e de espaço. Se determinamos que A causa B, tal relação implica que os dois eventos têm uma relação temporal e espacial.
No nosso espírito, contudo, podemos perfeitamente abstrairmo-nos destas duas variáveis, criando relações lógicas entre ideias. Ao fazê-lo, subtraímo-nos à causalidade material e adquirimos livre arbítrio. Não na realidade material, mas na realidade mental ou espiritual.
O dualismo corpo/alma que Damásio condena (e bem?), é um modelo óptimo para percebermos a natureza da liberdade humana. A liberdade reside na nossa “alma”, embora o nosso corpo não possa escapar ao condicionalismo mecanicista da natureza.
PS: Esta minha explicação sobre o livre-arbítrio está incluida num ensaio que escrvevi em 2006 e, tanto quanto eu sei, é uma explicação original.

Sem comentários: