No caso Madoff, o protagonista é o Sr. Bernard Madoff, que foi ontem condenado a 150 anos de prisão. Lendo as notícias de ontem e de hoje, registamos o nome do juiz que proferiu esta sentença, Denny Chin, mas não conhecemos todos os outros intervenientes no processo. Intervenientes que foram profissionais e eficazes. Recordemos que o caso Madoff se iniciou em Dezembro de 2008 e que foi a julgamento em Março deste ano.
Comparemos isto com o caso Freeport. Neste caso os verdadeiros protagonistas são o Procurador-Geral da República, os magistrados titulares do processo – Victor Magalhães e Paes Faria, o Presidente do Eurojust – Lopes da Mota, um Ministro – Alberto Costa, o presidente do sindicato dos magistrados do ministério público e Cândida Almeida, a “prima-dona” desta ópera bufa.
No campo dos culpados não existem protagonistas. Nem protagonistas nem suspeitos, apenas alguns arguidos, que serão pessoas inocentes sobre as quais recaem fortes indícios (desculpem a minha falta de formação jurídica).
Devemos reflectir sobre esta realidade.
Sem comentários:
Enviar um comentário