22 março 2009

sucesso profissional

Sucesso profissional é determinado logo na infância
22.03.2009, Natália Faria

Investigadores seguiram 400 mil trabalhadores para concluir que os nossos salários já estão definidos
à entrada na idade adulta.


O salário que uma pessoa receberá ao longo da vida está mais ou menos definido à chegada à idade adulta, segundo um estudo da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.
Depois de dois anos a avaliar a situação de cerca de 400 mil trabalhadores, os economistas Paulino Teixeira e Ana Sofia Lopes concluíram que o sucesso profissional dos trabalhadores adultos é determinado pela educação que estes receberam no pré-escolar e nos primeiros anos de escola.
...
Para Paulino Teixeira, tornou-se assim claro que "não vale a pena estar a 'investir' em indivíduos que, aos 20 ou aos 22 anos, apresentam características desfavoráveis no mercado de trabalho, porque estes já perderam capital dificilmente recuperável".
Por isso é que para este doutorado em Economia as políticas de requalificação profissional dirigidas a adultos, como o programa Novas Oportunidades, são pouco eficazes, na medida em que não conseguirão alterar as tais capacidades não mensuráveis que deviam ter sido adquiridas na infância e que serão determinantes no desempenho profissional.
...
"Se queremos proteger os mais desfavorecidos, o que temos que fazer é colocar as crianças destas famílias em colónias de férias para que se possam misturar com crianças de famílias favorecidas e beneficiar desse 'caldo' social", preconiza, ao mesmo tempo que defende o reforço do ensino pré-escolar e uma aposta no alargamento da escolaridade obrigatória.

PS: Tese muito interessante, para reflectirmos.

Sem comentários: