13 março 2009

PS & PSD

Apesar do PS e do PSD serem de áreas pouco distintas, a nível ideológico, vá-se lá saber qual é a diferença entre o socialismo democrático e a social-democracia, penso que é possível identificar um espírito, ou anima, bastante individualizados em cada uma destas organizações.
Apercebi-me deste fenómeno quando escrevi uma série de posts sobre o SNS. Tanto o PS como o PSD apoiam um serviço de saúde público, geral, universal e tendencialmente gratuito, mas as parecenças terminam aí.
Na prática, quando o PS está no governo, o SNS centraliza e burocratiza. Torna-se macrocefálico e controlista (termo mais moderno do que controleiro). O PSD, pelo contrário, empresarializa. São duas animas distintas, a centralista e a empresarialista.
Os respectivos aderentes não têm qualquer motivo ideológico para optarem por um destes partidos, mas podem fazê-lo por questões de personalidade. Se a ambição for mandar e impor “soluções”, o PS encaixa melhor. Se for liderar e organizar, o PSD cai como uma luva.
Em próximos posts vou prosseguir com esta análise. Vou tentar identificar os arquétipos que melhor se encaixam nestes partidos e até descodificar os símbolos e a linguagem que utilizam.

Sem comentários: