30 março 2009

mais popular



Neste post considero uma questão Q e duas candidatas à verdade de Q, a que chamo A e B. Admitamos que a verdade de Q está em A.

A tradição católica chega à verdade com base nos factos e na razão. Chegando à verdade (A) esta tradição tende a excluir o erro (B), a calá-lo e até a expulsá-lo. Aqui começa a grande dificuldade da tradição católica. Ela é exclusiva e isso causa sentimentos de falta de equidade ou de justiça. Mesmo quando possui a verdade (A), não se pode excluir o erro (B), calando-o e expulsando-o porque, na maior parte dos casos, não é fácil demonstrar o que é a verdade e o que é o erro. Os sentimentos de injustiça aumentam quando a tradição católica está em erro, porque então ela cala e expulsa a verdade.

A tradição protestante não procura saber qual é a verdade, se A ou B ou ambas. Aquilo que a preocupa é dar um tratamento justo ou uma audição justa a ambas as candidatas à verdade, pondo-as perante um júri que, sendo impessoal, será também imparcial (vg., a opinião pública). Admitamos que 20% do júri declara que a verdade está em A e 80% em B. A tradição protestante está, então, largamente em erro e esta é a grande dificuldade da tradição protestante - o erro.

É preciso no entanto notar que a tradição católica, mesmo quando está na verdade, é atacável com argumentos de justiça, porque não permite a expressão do erro, frequentemente calando-o e até expulsando-o. E esta é a grande crítica que a tradição protestante faz à tradição católica - a sua falta de justiça ou de equidade porque não permite que todas as partes se exprimam livremente. Ao passo que a tradição protestante, mesmo estando no erro, não é atacável com argumentos de justiça, porque permite a expressão livre e em pé de igualdade quer da verdade (A) quer do erro (B).

A grande crítica que a tradição católica faz à tradição protestante é a de estar em erro ou o seu relativismo, pois embora a verdade esteja em A a tradição protestante aceita que apenas 20% dos membros do júri digam que a verdade é A e que 80% digam que a verdade é B. Porém, é mais difícil provar um erro do que apontar uma injustiça, por isso, a tradição protestante é uma tradição mais popular do que a tradição católica. Demonstrar um erro exige frequentemente argumento intelectual sofisticado, que muito poucas pessoas são capazes de acompanhar. Apontar uma injustiça exige apenas isso mesmo - apontar.

Sem comentários: