O lema da sociedade protestante, escrevi anteriormente, é "A verdade está na justiça", significando que a verdade é uma consequência da justiça - a ideia central da cultura protestante. Pelo contrário, o lema da sociedade católica é "A justiça está na verdade", significando que a justiça é uma consequência da verdade - a ideia central da cultura católica.
.
O meu propósito neste post é analisar o tema do casamento entre homossexuais à luz destas duas culturas.
.
É o casamento entre homossexuais aceitável?
.
A tradição protestante olha para a situação e pergunta. "Alguém se queixa?". E não vendo ninguém a queixar-se, pelo contrário, vendo muitas pessoas do mesmo sexo desejosas de se casarem, responde: "Não há injustiça nenhuma na situação. Um casal homossexual tem tanto direito de se casar como um casal heterossexual". A pergunta é formulada em termos de justiça e a resposta é dada em termos de justiça (direitos). O casamento entre homossexuais é aceitável porque não há nele qualquer injustiça.
.
Pelo contrário, a tradição católica olha para a situação perguntando: "Será o casamento entre homossexuais um casamento verdadeiro?". E, olhando em redor, para os casamentos que ela conhece, que são casamentos entre heterossexuais, responde: "Não, não é, porque do casamento entre homossexuais não vai saír de certeza aquilo que se espera que saia, e normalmente sai, dum casamento verdadeiro - filhos". A pergunta é colocada em termos de verdade, e a resposta é dada à luz do critério de verdade (Não, não é). O casamento entre homossexuais não é aceitável porque não é uma casamento verdadeiro - é uma outra coisa qualquer.
Sem comentários:
Enviar um comentário