02 fevereiro 2009

teve sorte


In July 1497 Vasco da Gama sailed from the little chapel on the Tagus (...) In the preceeding month of May 1497, John Cabot embarked from the Severn with a crew of eighteen men to seek for India westwards across the Atlantic. On June 24, or exactly a fortnight before da Gama left Lisbon, Cabot discovered North America for England, instead.
(...)
The Portuguese landing was fortunate both as to place and time. The India which da Gama reached in 1498 was not the great empire of the Mughals, but a narrow shore-strip shut out from the rest of the continent by a mountain wall.

(William Hunter, A History of British India, cit. em Teresa Pinto Coelho, op. cit., p. 82)

Tradução: Aquele que não sabia o que estava a fazer e, por sorte, descobriu a América do Norte é um herói; aquele que foi direito ao sítio que pretendia, teve sorte e descobriu umas montanhas
Em Julho de 1497, Vasco da Gama partiu de uma pequena capela no Tejo (...) No mês de Maio anterior, John Cabot partiu de Severn com uma tripulação de dezoito homens à procura da Índia navegando para ocidente através do Atlântico. A 24 de Junho, uma quinzena antes de Gama partir de Lisboa, Cabot descobriu a América do Norte, em lugar da Índia, para a Inglaterra.
(...)
Os portugueses tiveram sorte quer quanto ao local quer quanto ao tempo. A Índia a que Gama chegou não era o grande império dos Mughals, mas um estreito porto isolado do resto do continente por uma série de montanhas.

Sem comentários: