10 fevereiro 2009

La liberté c'est moi


No seguimento deste post, um leitor sugeriu recentemente que se desenvolvesse neste blogue o tema da censura, especialmente das formas espontâneas de censura, que existem na cultura portuguesa. Este é, de facto, um tema muito interessante, mas que corre o risco de deixar a espumar de indignação muitos frequentadores da blogosfera nacional que se consideram a si próprios grandes amigos da liberdade, e são a esmagadora maioria.

Eu utilizo a blogosfera, e especialmente este blogue, como um laboratório para estudar a cultura portuguesa. Não sou um leitor frequente de outros blogues. Mas - com uma única excepção - não conheço em Portugal um só blogue que não pratique a censura. Este facto é significativo acerca do amor que os portugueses nutrem pela liberdade de expressão.

Mais interessante ainda é que certos bloggers se socorrem desse blogue excepcional onde não existe censura para escreverem coisas que eles censurariam prontamente nos seus próprios blogues, se outros as fossem la escrever.

A respeito da liberdade de expressão em Portugal, eu já não tenho ilusões e subscrevo por inteiro a tese do Ramalho Ortigão (aqui) . A liberdade, na expressão que os portugueses a utilizam, é uma ideia que exige um elevadíssimo grau de abstracção para ser compreendida - e os portugueses não são fortes nisso. Os portugueses são fortes no pensamento concreto, e, aos meus olhos, não existe nada de mais concreto do que eu. Portanto, a liberdade sou eu.

Sem comentários: