Será Gordon Brown um criminoso? Certamente que é um tipo perigoso, com certeza que prejudicou gravemente a sua pátria, sem dúvida que o fez premeditadamente, contra o senso comum, e por interesse próprio. Agora, se é um criminoso?
Ocorre-me a célebre frase: quem mata uma pessoa é um assassino, quem mata um milhão é um herói. Passa-se quase o mesmo na política e na economia. Se Gordon Brown fosse CEO de uma empresa privada e a desfalcasse, seria um criminoso e estaria a ferros. Como é primeiro-ministro e prejudicou milhões dos seus conterrâneos, tem direito a tratamento especial.
Gordon Brown está no governo desde 1997. Nestes 12 anos, Brown sufocou a economia com impostos e taxas excessivas. Burocratizou o país e comprometeu a flexibilidade económica que é a pedra de toque dos sistemas anglo-saxónicos. Incentivou o recurso ao crédito e permitiu que se desenvolvesse uma bolha artificial de crescimento que inevitavelmente iria explodir. Neste processo, comprometeu a viabilidade do RU e poderá ter hipotecado a sua independência.
Por tudo isto, acrescido à resposta inconsequente que deu à actual crise económica, o RU está em primeiro lugar numa lista de países próximos da bancarrota.
Voltando à pergunta inicial, será Gordon Brown um criminoso? Só os britânicos é que poderão responder a essa pergunta. Se o RU colapsar como a Islândia, o julgamento não tardará.
Sem comentários:
Enviar um comentário