25 janeiro 2009

desadaptado


Os países que se encontram em dificuldades na zona euro, PIGS+Irlanda, que tenho vindo a tratar em vários posts e que são objecto deste artigo do NYT, formam um bloco de cultura predominantemente católica. Aqueles que não se encontram nas mesmas dificuldades na zona euro (Alemanha, Finlândia, Holanda, Áustria, etc.) formam um bloco de cultura predominantemente protestante.

Não vou aqui elaborar sobre o detalhe de, no primeiro bloco estar incluída a Grécia que é cristã ortodoxa - uma corrente muito próxima do catolicismo - ou de no segundo estar incluída a Austria, onde prevalece a tradição católica embora muito influenciada pelo pensamento alemão. As teses em matéria social e humana não se aplicam com exactidão matemática, mas apenas como padrões ou tendências e, portanto, de forma aproximada.

A diferença entre o bloco católico e o bloco protestante é que os países pertencentes ao primeiro tê-se governado mal nos últimos anos - grandes défices orçamentais e dívidas públicas, grandes défices de transacções correntes, significando que têm vivido acima das suas possibilidades. Por comparação, os países do bloco protestantes têm-se governado melhor. Ambos os blocos são constituídos por países onde prevalece o regime democrático de governação.

Então, porque é que uns - os protestantes - se governam bem, e os outros - os católicos - se governam mal? Porque a democracia é um sistema de governação adaptado à cultura dos primeiros e desadaptado à cultura dos segundos.

Sem comentários: