25 janeiro 2009

de cima


Este comentário do Miguel sugeriu-me uma reflexão. Na parte que interessa, o comentário resume-se à máxima: "O exemplo tem que vir de cima".

Na realidade, na família o exemplo tem de vir dos pais, que estão em cima, em relação aos filhos, que estão em baixo; pelas mesmas razões, numa empresa o exemplo tem de vir dos patrões em relação aos empregados, e no exército dos generais em relação aos capitães e aos soldados. Estas são todas sociedades autocráticas.

E, numa sociedade democrática, de onde é que tem de vir o exemplo? Ainda de cima. Só que quem está em cima é o povo, não os governantes. Uma sociedade democrática é precisamente aquela em que a soberania pertence ao povo, sendo os governantes meros agentes ou representantes da vontade do povo, ainda que genericamente definida.

Segue-se que, numa sociedade democrática, o povo não pode exigir aos governantes regras de conduta que ele próprio, generalizadamente, não cumpre (ver aqui). Uma população que acha que o exemplo deve vir dos governantes, não é uma população com uma cultura democrática. É uma população com uma cultura autocrática. A democracia, se a experimentar, vai-lhe saír mal.

Sem comentários: