10 novembro 2008

"Avaliação dos professores", by Zazie


Num dos meus posts anteriores, acerca da "Avaliação dos Professores", desafiei os leitores a proporem ideias concretas e alternativas ao actual método de avaliação. Pois bem, a Zazie respondeu ao meu repto. Em baixo, as suas propostas. Chamo a vossa atenção para o ponto número 2.

"1- Separar qualquer forma de se corrigirem erros de trabalho de professores- separando-o das notas dos alunos- toda a dita avaliação que incida sobre chantagem para facilidade de nota, de forma a preencher estatísticas é uma fraude;

2- Nunca se poderia juntar qualquer avaliação à progressão na carreira;

3- Nenhuma avaliação pode ser feita inter-pares. Só por avaliador;

4- A dita avaliação nunca poderia ser mais uma variante do folclore das acções de formação e doutrinação alternativa em que o ensino foi transformado;

5- Quanto ao modo, creio que o que o José apresentou é bem sensato e viável. Qualquer governo o poderia pôr em prática."

(Actualização 20h45) Entretanto, aqueles que desejarem ler o esclarecimento da própria Zazie acerca do seu polémico ponto 2, poderão fazê-lo aqui. No entanto, gostaria de advertir a Zazie para que não volte a reincidir na linguagem insultuosa que utilizou no link que agora destaco e noutros mais acima, caso contrário, deixarei de lhe responder e de a ter em conta (aqui não há censura). Aqui debatem-se ideias. Os insultos ficam à porta.

O desafio que eu coloquei aos leitores do PC, entre os quais a estimada Zazie, foi o de proporem sistemas alternativos para a avaliação dos professores. O texto que aqui citei foi a transcrição integral das palavras da Zazie. A sua opinião é clara, o sentido do seu ponto 2 também, por isso, não me parece aceitável que a autora reaja agora com a indignação própria de quem escreveu uma coisa e viu publicada outra.

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