15 outubro 2008

Será um sinal muito mau


Os mercados europeus estão agora a fechar. Hoje é um dia crucial nas Bolsas. No seguimento das medidas de apoio à banca anunciadas no fim-de-semana os mercados tiveram uma recuperação extraordinária da ordem dos 10% na segunda-feira e que, na Europa, se estendeu por terça-feira com mais 2 a 3%. Desta recuperação, a Europa perdeu hoje cerca de metade. Quanto aos EUA, os índices Dow Jones e Standard & Poor perderam também já cerca de metade, enquanto que o Nasdaq perdeu ainda mais.
.
Se a partir dos níveis actuais (Dow= 9000, S&P=955 ) a Bolsa americana cair muito até final (21:00 horas em Lisboa) as bolsas europeias correm o risco de perder amanhã a outra metade dos ganhos ocorridos nos dois primeiros dias da semana. Será um sinal muito mau, a saber, que o efeito nas Bolsas das medidas governamentais anunciadas durante o fim-de-semana durou dois dias e se perdeu ao cabo de outros dois. Eu receio bem que este seja o cenário mais provável.
.
Actualização às 19:00: Dow a 8800, SP a 930.
.
Actualização às 21:00: Dow cai mais de 700 pontos e termina abaixo de 8600. SP termina a 910. Grandes quedas são esperadas amanhã na Europa.

Sem comentários: