31 outubro 2008

privacy

A razão é insuficiente para decidirmos, tem de ser orientada pelos sentimentos e pelas emoções (tese de António Damásio). É por esse motivo que nos interessa sempre saber quem são as pessoas que protagonizam determinadas ideologias.
Tem interesse conhecer a orientação sexual dos líderes políticos? Com certeza, essa orientação vai influenciar as suas decisões futuras e portanto vai-nos afectar. E não será uma invasão inaceitável da privacidade individual? Não. Uma coisa é conhecer em abstracto a orientação sexual das pessoas, outra seria estarmos interessados nos seus comportamentos particulares ou nos seus relacionamentos.
Noutra esfera, por exemplo, tem interesse conhecer as convicções religiosas dos líderes? Sem dúvida, pelos mesmos motivos. No meu ponto de vista, as convicções religiosas são mais privadas do que as sexuais, no entanto só um tolo argumentaria que os eleitores não têm o direito de as conhecerem.
Tem algum interesse para a análise das teorias de Keynes conhecer a sua homossexualidade? Ajuda a compreender o seu posicionamento. Se Keynes fosse físico ninguém estaria interessado no assunto porque as suas teorias teriam pouco impacto político.

Sem comentários: