25 outubro 2008

Não sai nada dali


O liberalismo não pode opôr-se ao casamento entre homossexuais porque acredita que das escolhas livremente feitas pelas pessoas resulta a melhor sociedade possível; o socialismo também não pode opôr-se, porque tal confere aos homossexuais um estatuto de igualdade face aos heterossexuais, e o socialismo acredita que é da igualdade que resulta a melhor sociedade possível.

O catolicismo não pode senão rejeitar uma tal instituição. Tendo como objectivo a maximização da vida humana, no triplo sentido de quantidade (número de pessoas), duração (esperança de vida) e qualidade (bem-estar), à pergunta: "O que é que pode sair dali?", a resposta é "Nada". E, pior do que isso, é que se o exemplo pega, qualquer dia não há vida de todo.

É sintomático que o anglicanismo, uma das principais doutrinas protestantes, esteja agora em desagregação por ter reconhecido o casamento entre homossexuais. Prosseguindo o mesmo objectivo do catolicismo - a maximização da vida humana - ele deu um rombo fatal na coerência interna da sua doutrina, ao reconhecer uma instituição de onde não sai, nem pode sair, vida nenhuma.

Sem comentários: