O que é o humanismo secular? Concentremo-nos primeiro na definição de humanismo: segundo a International Humanist and Ethical Union (IHEU), o humanismo é uma visão democrática e ética da vida que afirma que os seres humanos têm o direito e a responsabilidade de dar sentido às suas próprias vidas. É a favor da construção de uma sociedade mais humana através de uma ética baseada em valores humanos e naturais, racionais e livres, ao alcance das capacidades humanas. O humanismo não é teísta e rejeita quaisquer interpretações sobrenaturais da realidade.
Como devem ter reparado, esta definição não passa de uma salsaparrilhada para lorpas, porque é tautológica e nada acrescenta ao que já sabíamos.
Em segundo lugar, é evidente que para os humanistas da IHEU não é necessário acrescentar secular à definição de humanismo.
Pois para mim não é possível conceber um sentido para “humanismo” senão através de uma Entidade transcendental. Para o Cristianismo, o humanismo radica-se na igualdade dos homens aos olhos de Deus e na dedicação de todos a um Bem Maior. Ainda, no “amai-vos uns aos outros...”.
Se deixarmos a definição de humanismo aos homens, estes hão-de matar-se e esfolar-se antes de chegarem a qualquer conclusão. Parece-me, portanto, que o verdadeiro humanismo é incompatível com o secularismo.
Sem comentários:
Enviar um comentário