26 outubro 2008

a bolha da globalização


Provavelmente, uma das principais vítimas da presente crise financeira é a globalização. Pode dizer-se que a bolha da globalização está também a rebentar. Uma indicação é dada pelo Baltic Dry Index, um índice de preços do transporte internacional de mercadorias a granel por via marítima. Caiu 90% nos últimos 3 meses, significando que a procura para o transporte internacional de mercadorias sofreu uma queda drástica.
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A quebra radical do comércio internacional é devida à crise do crédito, que deixou de o financiar. Se a actual situação se mantiver por muito tempo, Portugal pode ser afectado, e de duas maneiras. Do lado dos consumidores, cerca de 40% daquilo que os portugueses consomem vem do estrangeiro. Em grandes agregados, os principais bens importados são maquinaria e e equipamentos de transporte, como automóveis ($21 biliões), combustíveis e minerais (10), produtos químicos e relacionados (8), alimentos, bebidas e tabaco (7). As principais origens das nossas importações são Espanha (31% do total), Alemanha (14%), França (8%), Itália (6%), Holanda (5%), representando a EU-25 cerca de 76% do total.
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Do lado das empresas ligadas a negócios de exportação, o impacto será grande também, já que Portugal exporta 31% daquilo que produz. As principais exportações, em grandes categorias, são maquinaria e equipamentos de transporte ($14 biliões), alimentos, bebidas e tabaco (3), produtos químicos e relacionados (3), combustíveis e minerais (2). Os principais destinos das nossas exportções são Espanha (27% do total), Alemanha (13%), França (12%), Reino Unido (7%), Itália (4%), representando a UE-25 cerca de 77% do total.

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