27 setembro 2008

um saco



No seguimento do post anterior, o que acontecerá na situação extrema de os cidadãos americanos entrarem em pânico e fizerem uma corrida generalizada aos depósitos que possuem nos big five bancos comerciais?

Como referi, os bancos possuem apenas uma pequena percentagem dos depósitos em reservas de caixa. A maior parte dos depósitos estão aplicados em empréstimos ou outros activos e que os bancos não podem converter rapidamente em dinheiro para honrar os seus depósitos.

Neste caso, o governo americano, através do seu banco central (Fed) fabricará notas que emprestará aos bancos para estes fazerem face aos levantamentos por parte dos depositantes. Se o pânico fôr estancado rapidamente, as consequências serão menores. Porém, se o pânico fôr maciço, prolongado e persistente, uma inflação monstruosa será o resultado, acompanhado de um crash na bolsa, da falência de milhares de empresas e de milhões de trabalhadores no desemprego - uma depressão económica.

E na Europa? O mesmo cenário, apenas com um pouco menos de intensidade. Quando sair à rua para comprar o jornal terá de levar um saco cheio de notas e o saco que levará amanhã será muito maior que o saco que leva hoje.

Sem comentários: