30 setembro 2008

small is beautiful

O que é que mudou tão substancialmente com o Chicxilub XXI que nos permite falar de um novo paradigma económico. O acesso ao crédito!
Os tempos do crédito fácil terminaram no dia 15 de Setembro e essa mudança afecta o modelo de negócios de tantas empresas que é legítimo falar-se de um novo paradigma.
O crescimento económico dos últimos anos baseou-se, por excelência, no crédito bancário. Crédito que permitia um crescimento rápido das empresas e a obtenção de economias de escala que destruíam os concorrentes e deixavam os mercados na mão de verdadeiros oligopólios.
Neste processo, a burguesia foi sendo trucidada até se tornar uma espécie em vias de extinção. Emergiu uma nova aristocracia financeira, a par de uma grande massa indiferenciada e sem esperança. Com o novo paradigma as regras do jogo mudaram e vão surgir oportunidades para as pequenas e médias empresas de raiz familiar. É o regresso do “charme discreto da burguesia”.
O “small is beautiful” vai estar na moda outra vez, assim como a necessidade de conhecer pessoalmente os clientes e avaliar os riscos caso a caso.

Sem comentários: