01 setembro 2008

cilindro


É porque considera todos os homens iguais na essencialidade da sua natureza humana que a cultura protestante é capaz de produzir teorias e ciências sociais. É por isso também que a cultura protestante é um cilindro igualizador como não há outro.

É esta vaga de igualização importada do norte da Europa e da América do Norte que está a produzir a desorientação actual da sociedade portuguesa. A mulher assemelha-se cada vez mais ao homem. Na legislação da família, ser casado é cada vez mais igual a ser solteiro já que em face da nova legislação o casamento tende a poder romper-se com a mesma facilidade com se rompe um namoro. Na lei penal, os criminosos são cada vez tratados de forma mais igual em relação às pessoas que respeitam a lei. Na sala de aula, os alunos são cada vez mais iguais ao professor. A nova legislação que permite aos familiares do doente assistirem a actos médicos nos hospitais, torna os familiares cada vez mais iguais aos médicos. Os homossexuais são tratados cada vez de forma mais igual em relação aos heterossexuais.
.
Todas estas formas de igualização que Portugal tem vindo a importar são suportadas por elaboradas teorias sociais que só a cultura protestante poderia produzir. Todas estas teorias têm um ponto em comum - a sua circularidade. Elas partem do pressuposto que todos os seres humanos são essencialmente iguais na sua natureza humana para chegar sempre à mesma conclusão nas suas recomendações - que eles devem ser tratados como iguais: o homem igual à mulher, o homossexual igual ao heterossexual, o solteiro igual ao casado, o criminoso igual ao homem de bem, o leigo igual ao médico, o aluno igual ao professor, o eleitor de 18 anos igual ao eleitor de 50.
.
As teorias que alimentam estas conclusões são por vezes encaradas como o símbolo da modernidade em Portugal. Para mim tornaram-se uma versão do "diz-me com quem andas e dir-te-ei quem és". Teoria social vinda do Norte da Europa ou da América do Norte, e as teorias sociais só vêm daí, acabam sempre no mesmo - no cilindro da igualdade e no esmagamento da individualidade.

Sem comentários: