25 setembro 2008

apontar o dedo


Os portugueses pessoalizam tudo, em parte porque pertencem a uma cultura altamente personalista. Cada português passa o tempo a apontar o dedo a alguém - excepto, naturalmente, a si próprio -, um aspecto em que, no Ocidente, a cultura católica só é largamente excedida pela cultura judaica . Eu não sou excepção e se tivesse de escolher o principal responsável pela actual crise financeira não hesitaria na escolha: Alan Greenpan. Greenspan foi Presidente do Fed entre Agosto de 1987 e Janeiro de 2006, sendo sucedido no cargo pelo actual Presidente, Ben Bernanke.

Greenspan é um finíssimo economista. Nos anos 60 ele fez parte do grupo hiper-liberal de Ayn Rand ironicamente designado por The Collective. Na altura escreveu um artigo em que defendia a abolição dos bancos centrais e um sistema privado e concorrencial de emissão monetária. Anos mais tarde tornar-se-ia o Presidente do banco central mais poderoso do mundo.

Ocupou este cargo durante mais de dezoito anos, batendo o record da longevidade no lugar. Quando se reformou em 2006 foi aclamado como um herói em Wall Street e considerado o maior banqueiro central de todos os tempos. Na minha opinião, a principal razão porque Wall Street o tinha em tão alta conta é que, cada vez que a bolsa tinha uma queda mais pronunciada, Greenspan vinha em socorro dela, baixando as taxas de juro e injectando dinheiro na economia. Desde 1972 que o dinheiro vinha sendo produzido a partir do ar e o dinheiro americano, esse, a partir de ar puro.

Todo o poder corrompe e o poder absoluto corrompe absolutamente, escreveu Lord Acton numa frase que se tornou célebre. E Greenspan, que tinha um diagnóstico imensamente lúcido da grande depressão de 1929-33, acabou a fazer como Presidente do Fed exactamente tudo aquilo que ele sabia que não podia fazer. Foi isso que procurei ilustrar neste post.

A crise actual começou a preparar-se em 1972 depois de, no ano anterior, os EUA terem suspendido a convertibilidade do dólar em ouro e posto fim ao sistema de Bretton Woods. À frente do Fed, especialmente nos últimos dez anos do seu mandato, Greenspan deu-lhe o combustível de que ela necessitava para chegar à situação a que chegou e, sobretudo, àquela a que vai chegar. Porque eu estou convencido que a crise não atingiu ainda sequer metade da sua total dimensão. Está mais para vir e será pior do que aquilo que já se viu e sentiu ao longo do último ano. E penso que temos aqui pelo menos para uma década.

Sem comentários: