"Mas não é por não se atingir o númeno que tem de ser colectiva, ou que, caso ele achasse que se atingia o numeno passava a individual.A questão filosófica nunca é colocada para este ou aquele sujeito, mas para o sujeito do conhecimento- e isto- é assim desde que apareceu filosofia- com os pré-socráticos ou epistemologia com Platão.Não existem questões "pessoais" nestas problemáticas porque entende-se sempre por "sujeito" o sujeito do conhecimento- (todos, nunca o Manel ou a Jaquina). Neste caso, o sujeito do conhecimento também não é um sujeito empírico- é um sujeito transcendental- configurado na tal representação de todos os sujeitos (com os aprioris) e nas representações de todos os objectos.Logo, se existe subjectivismo, este não significa "posição pessoal" que precisa de perguntar ao vizinho ou de juntar a humanidade toda a opinar sobre uma questão- significa a forma como o sujeito transcendental pode alcançar a verdade.
zazie Homepage 07.26.08 - 5:10 pm "
Sem comentários:
Enviar um comentário