05 julho 2008

spiritus veritatis

Que características terá o Espírito Lusitano contemporâneo? Para responder a esta pergunta temos de usar algumas ferramentas de gestão, analisar o nosso contexto político, económico, social e tecnológico (PEST analysis) e ainda avaliar os nossos pontos fortes e fracos, as oportunidades que se nos deparam e as ameaças que enfrentamos (SWOT analysis). No final, as características do nosso Espírito (espírito de corpo, espírito tribal ou empresarial) devem aproveitar os nossos pontos fortes e reforçar os fracos, aproveitar as oportunidades que se nos deparam e aniquilar as ameaças.
Todos os contributos são úteis para esta reflexão que tem a ver, ao fim e ao cabo, com a estratégia que as elites (os generais) devem desenvolver para o País. Obviamente a populaça não pode, nem deve, ser ouvida nestas matérias. Demasiada democracia mata o Espírito!
Nos próximos posts vou tentar esboçar algumas das características que julgo essenciais para recuperar o Espírito Lusitano. O Espírito não pode ser inventado, tem de ser descoberto.

Sem comentários: