25 julho 2008

a pirâmide de Joaquim

A pirâmide de Joaquim é uma representação gráfica das necessidades do espírito humano. Quanto a mim é um erro definirmos as necessidades humanas nos termos da pirâmide de Maslow, que parte das necessidades fisiológicas para as necessidades de natureza psicológica.
Segundo Maslow, as necessidades humanas podem ser de deficiência (D needs) ou do ser (B needs, Being). As de deficiência, como a necessidade de alimentos, só se fazem sentir se não forem satisfeitas. As do ser, como a necessidade de auto-estima, não desaparecem quando são satisfeitas, pelo contrário motivam mais. A pirâmide de Maslow é um esquema gráfico da hierarquia das necessidades humanas e da sua capacidade de motivarem o comportamento.
O erro de Maslow é que as pessoas vêem-se como um ser espiritual, ou alma, que habita um corpo e, dentro deste arquétipo, equacionam as necessidades do espírito como relativamente separadas das do corpo.
O sexo é um exemplo perfeito, corresponde a uma necessidade básica do corpo humano mas as pessoas estão dispostas a sacrificar a sua satisfação por valores espirituais.
É portanto útil elaborar uma pirâmide que classifique, isolada e hierarquicamente, as necessidades do espírito, chamei-lhe pirâmide de Joaquim.
Na base está o sentimento de pertença, a mais básica necessidade do espírito humano. Sem sentirmos que pertencemos a um determinado grupo, ou tribo, não existimos. Segue-se a necessidade de liberdade, a mais fascinantes de todas as pulsões. Sem liberdade não é possível descobrirmo-nos. Segue-se a individuação e a realização pessoal e por fim a procura da eternidade ou de Deus.
Na educação, ou no desenvolvimento pessoal, não podemos pensar que, satisfeitas as necessidades do corpo, naturalmente o individuo se dedicará às necessidades do espírito. As necessidades do espírito têm que ser cuidadas desde o princípio, através da família e da cultura, de forma a desenvolver o tal sentimento de pertença. Caso contrario teremos apenas selvagens.

Sem comentários: