26 junho 2008

big apple

Numa grande cidade o ensino universitário é melhor. Há muitos factores que contribuem para isso, como aspectos demográficos, económicos e culturais, a tal ponto evidentes que não justificam grandes argumentos.
No meu post anterior, contudo, eu não me referia a estes aspectos, se bem que extremamente importantes. Eu referia-me à necessidade de polir os estudantes universitários para que estes não continuem uns tonhos, apenas interessados no álcool e nas comezainas.

A dispersão de institutos superiores e de pólos universitários por aldeias, com nomes tão rústicos que não se conseguem pronunciar em qualquer outra língua, atrofia o desenvolvimento cultural dos estudantes e destrói-lhes as carreiras. Hoje em dia, vemos isto claramente a acontecer.

O exemplo mais flagrante é o de muitos professores que vêm das berças e que, quando não conseguem colocação no ensino, são totalmente incapazes de vislumbrar qualquer utilidade para os conhecimentos que adquiriram. Na minha opinião isto tem muito menos possibilidade de acontecer quando o ensino universitário decorre numa grande cidade.

Sem comentários: