18 abril 2008

socialismo e liberdade

A liberdade é a obrigação de desenvolvermos racionalmente as acções necessárias à nossa sobrevivência. Esta definição resultou da integração do conceito liberal clássico de liberdade com o conceito proposto por Pedro Arroja.
Analisando esta definição torna-se claro que cada indivíduo vai utilizar a sua liberdade de um modo particular, de acordo com as características da sua natureza, para obter uma vantagem competitiva para si e para os seus. Os apaixonados pela igualdade têm portanto e forçosamente que eliminar a liberdade para nivelar a sociedade e é por isso que não há liberdade nas sociedades socialistas.
Os socialistas estão completamente conscientes deste fenómeno e sabem que é possível privilegiar a igualdade ou a liberdade, mas não as duas em simultâneo. Hayek referiu-se muitas vezes aos socialistas como se estes estivessem motivados por intenções generosas e desejassem o melhor para a sociedade. No que diz respeito à liberdade penso que não será o caso, os socialistas estão conscientemente dispostos a sacrificar a liberdade para fazerem avançar as suas agendas políticas.
Nos próximos posts vou tentar abordar como é que determinados grupos sociais usam a sua liberdade. Em particular penso que homens e mulheres têm visões muito diferentes sobre a liberdade. São as perspectivas de Marte e de Vénus.

Sem comentários: