Four of the main tenets of modern liberalism are the primacy of personal initiative, free association, the decentralization of power and the limitation of state powers.
All those principles are defended in the Cathecism of the Catholic Church. Starting with personal initiative and freedom of association:
"Certas sociedades, como a família e a cidade, correspondem de modo mais imediato à natureza do homem. São-lhe necessárias. Para favorecer a participação do maior número de pessoas na vida social, deve fomentar-se a criação de associações e instituições de livre iniciativa, com finalidades económicas, culturais, sociais, desportivas, recreativas, profissionais, políticas (...)".
Now, regarding decentralization and the limitation of government powers:
"(...) Uma intervenção exagerada do Estado pode constituir uma ameaça à liberdade e iniciativa pessoais. Por isso, a doutrina da Igreja elaborou o princípio dito da subsidiaridade. Segundo ele, uma sociedade de ordem superior não deve interferir na vida interna de uma sociedade de ordem inferior, privando-a das suas competências, mas deve, antes, apoiá-la em caso de necessidade e a judá-la a coordenar a sua acção com a de outras componentes sociais, com vista ao bem comum".
(...)
"O princípio da subsidiaridade opõe-se a todas as formas de colectivismo e traça os limites da intervenção do Estado. Visa harmonizar as relações entre os indivíduos e as sociedades, e tende a instaurar uma verdadeira ordem internacional".
(Cat.: 1882-1885)
Sem comentários:
Enviar um comentário