03 março 2008

dinheiro vivo


Nesta crise económica nacional é necessário todo o engenho para superarmos os desafios que se nos colocam. Os salários reais têm estagnado ou subido muito pouco, mas, em paralelo, o custo de vida tem aumentado significativamente, criando dificuldades às famílias. Refiro-me, em particular, aos custos com a alimentação, habitação e transportes.

Uma ideia que poderá contribuir para atenuar estas dificuldades seria efectuar o pagamento dos salários anuais em 12 prestações, em vez das actuais 14. Seria eliminado o subsídio de férias e de Natal e os respectivos montantes passariam a ser distribuídos pelos 12 meses do ano, de acordo com a respectiva actualização financeira, de modo a não prejudicar as entidades patronais.

Os portugueses ficariam com mais dinheiro disponível no fim do mês e é possível, por outro lado, que algumas alterações nos padrões de consumo pudessem ter efeitos benéficos acrescidos para a economia. Que tal uma férias cá dentro, em vez de exportarmos divisas para a República Dominicana, ou para o Brasil?

Quem aufira cerca de 500 € / mês, passaria a poder contar com cerca de 580 € (deixo os ajustes para os contadores de feijões), sem ter de recorrer ao crédito para antecipar esse rendimento. Nada mau! Numa mini-sondagem que efectuei, 9 de cada 10 portugueses mostraram-se favoráveis a esta ideia.

Sem comentários: