19 março 2008

demagogia

Na entrevista que ontem deu, a um dos canais de televisão, o líder do PSD afirmou que o aumento da criminalidade violenta no País era a comprovação definitiva do fracasso das politicas económicas e sociais do Governo. Deste modo, Menezes estabeleceu uma implícita relação de causalidade entre a pobreza e o crime que, com o devido respeito, não passa de uma opinião pessoal pouco fundamentada.

O Eng. Guterres também pensava o mesmo sobre as causas da criminalidade. Numa intervenção que recordo perfeitamente, foi mesmo ao ponto de afirmar que se os ricos não tratarem dos pobres, um dia os pobres tratam da saúde aos ricos. Enfim, este não terá sido um dos seus melhores momentos.

Uma coisa é certa, há muito pouca relação entre a criminalidade e a pobreza. As estatísticas demonstram que há cerca de 50 anos a percentagem de pobres era muito superior à de hoje e a criminalidade era muito inferior. Acresce ainda que muitos estudos sociológicos efectuados em zonas particularmente pobres não evidenciaram maior criminalidade.

A criminalidade violenta é conduzida por um pequeno número de elementos marginais que são os responsáveis pela grande maioria dos crimes perpetrados. Os factores que mais estão associados ao crime são as drogas, a falta de repressão policial e a tolerância judicial.

A pobreza é um problema com que todos nos devemos preocupar, mas não por ser um factor de criminalidade. Os pobres, na sua grande maioria, não são criminosos e, já agora, a grande maioria dos ricos também não.

Sem comentários: