14 janeiro 2008

o estado do porto

«A situação do Porto é trágica. E, lamentavelmente, parece-me que vai piorar...exemplo disso é a preocupante notícia vinda da Metro do Porto: a nova linha, para a qual já está autorizado o concurso, carece do plano de financiamento que está dependente da decisão do Governo.

A ideologia hoje em voga aponta para o modelo das cidades Estado gregas. Há uns meses atrás tive a oportunidade de assistir a uma palestra do Ruiz Gallardon em Madrid na qual foi defendida um eixo ibérico: Lisboa, Madrid, Valência. Do lado de cá, tudo está a ser feito nesse sentido.

E, para concluir, nesta discussão de crescimento regional, não há qualquer bairrismo bacoco. Há a verdade nua e crua dos números. O PIB per capita no Norte (tal e qual como a região é definida pela UE, ou seja, acima do Douro até às fronteiras espanholas) é de 59% da média europeia. Trata-se da região mais pobre de todo o país (ilhas incluídas). O PIB per capita na região da Grande Lisboa é 105% da média europeia. O mesmo país, duas realidades distintas.»

Ricardo Arroja, em comentário a este post.

Sem comentários: