06 dezembro 2007

primeira tese


Provavelmente, um dos fenómenos mais interessantes da blogosfera - e, creio, da sociedade política portuguesa - é a existência, os propósitos e os modos de comportamento daquele grupo de bloggers que, num post anterior, designei genericamente como os caa´s da blogosfera.

Entre as figuras mais salientes deste grupo socio-político, nos blogues de maior audiência, e entre vários outros, estão bloggers como o Daniel Oliveira, a Fernanda Câncio, o Tiago Mendes e o próprio CAA que, sendo talvez o mais representativo do grupo, é também aquele que, na minha opinião, merece dar-lhe o nome. O meu propósito neste post e em outros que se seguirão sobre o mesmo tema é o de procurar caracterizar este grupo, descobrir as facetas comuns dos seus membros, tentar descortinar aquilo que os move e racionalizar os seus comportamentos.

O que é que pode levar pessoas razoavelmente instaladas na vida e com profissões respeitáveis (existe uma incidência grande, entre eles, de universitários e jornalistas) a adoptar comportamentos aparentemente tão agressivos, atitudes tão inconsistentes com os próprios princípios que proclamam, reacções tão emocionais e tão fora da razão perante certos temas da vida, que prazer sentem eles, enfim - se é que, na realidade, sentem algum - em fazer parecer mal os seus concidadãos, e em os hostilizar?

A primeira característica comum dos caa´s da blogosfera, aquela que é a mais saliente e os faz notados, é obviamente a forma desbragada e frequentemente insultuosa da sua reacção perante a discussão de certos temas da vida em sociedade. Observando cada um dos membros do grupo, torna-se claro desde o início que qualquer discussão racional a respeito de certos assuntos da vida em sociedade fica inviabilizada desde o começo pela sua reacção emocional, a-racional e geralmente violenta. Os temas incluem, em primeiro lugar, certas causas minoritárias - como as causas judaica e da homossexualidade - mas não se reduzem a elas.

A segunda característica é a sua atitude peculiar de defesa. Tendo utilizado a violência e o insulto como resposta a argumentos que não são ofensivos - e que, por isso, em primeiro lugar, não justificavam a agressão -, os caa´s da blogosfera passam então a estar expostos a retaliação por parte dos ofendidos. Esta retaliação tende a exercer-se nas caixas de comentários dos seus respectivos posts e blogues.

É neste ponto que eles denotam um interessante comportamento comum, que é o de tentarem suprimir, por todos os meios ao seu alcance, os comentários de todos aqueles que procuram legitimamente retribuir-lhes a violência e o insulto. Nuns casos, apagam os comentários dos seus opositores, e este comportamento reveste por vezes uma forma quase compulsiva. Noutro caso que pude observar, o respectivo blogue é blindado com um elaborado código de ética visando desencorajar comentários insultuosos - mas que, na prática, e com segurança absoluta, só blinda os comentários insultuosos dirigidos ao autor do blogue, mantendo-se a liberdade de insulto em relação a todos aqueles que ele aprovar.

Os caa´s da blogosfera não reconhecem aos outros a legitimidade para lutarem com eles em condições de igualdade, e menos ainda a liberdade para utilizarem as mesmas armas. E este comportamento é tanto mais incongruente quanto é certo que eles fazem frequentemente proclamações solenes, e por vezes grandiosas, acerca da democracia e da liberdade. Eles agridem mas receiam ser agredidos. Eles batem mas depois fogem. A minha primeira tese a respeito dos caa´s da blogosfera é, por isso, a de que, por detrás da sua agressividade aparente - e que, em certos casos, atinge níveis consideráveis -, se esconde uma enorme timidez.

Sem comentários: