28 outubro 2007

os resultados estão à vista

No post anterior referi-me ao sistema católico de educação como um sistema inigualável em Portugal, e a cujos padrões nenhum sistema laico algum dia conseguirá ascender. Nós temos a Igreja Católica aqui dentro do país - somos, aliás, como mencionei num post anterior, o país católico da Europa que mantém uma relação mais estreita com a Igreja - e, no entanto, a Igreja é deixada à margem do sistema público de educação, meramente tolerada.

Porém, esta cegueira colectiva, não ocorre somente em relação à educação. Ocorre também em relação a muitas outras áreas da vida económica, social e política do país - por exemplo, em relação ao sistema de governação. A Igreja Católica é a mais antiga instituição da nossa civilização, resistiu a tudo, em parte pela excelência do seu sistema de governação. O Papa é de longe o Chefe de Estado mais respeitado em toda a humanidade.

Nós poderíamos facilmente imitar o sistema de governação da Igreja Católica - e os resultados seriam extraordinários. Mas não. Andamos antes a imitar sistemas de governação dos países protestantes, aqueles acerca dos quais, não somente não possuímos nenhuma tradição, como são mesmo adversos à nossa tradição - e os resultados estão à vista.

Sem comentários: