25 setembro 2007

idosas

A péssima qualidade da política em Portugal, a circunstância de as universidades e as escolas estarem altamente politizadas, e a comunicação social também, conduz a que a realidade social portuguesa seja frequentemente apresentada no espaço público de uma forma altamente distorcida, senão mesmo falsa, como é próprio de todos os espaços de discussão em que os participantes são guiados, não pela procura da verdade, mas pelos interesses da ideologia.

O mitos, os preconceitos, os clichés, nalguns casos as mentiras deliberadas, são em tal quantidade e extensão que eu achei conveniente, aproveitando a publicação recente da edição de 2008 do Pocket World in Figures (The Economist, London) elaborar uma série de posts - não necessariamente sequenciais -, com alguns dos indicadores estatísticos da posição de Portugal no mundo (cerca de 200 países).

Começo pela população. Portugal é o 18º país no mundo com a idade média da população mais elevada (39.1 anos). É o 10º país no mundo com a maior percentagem de pessoas com mais de 60 anos de idade (22.1%) e o 16º no mundo com a maior percentagem de pessoas acima de 80 anos de idade (3.75%).

Conclusão. Portugal possui uma das populações mais idosas do mundo.

Sem comentários: