14 julho 2007

o pai

Rousseau é, distintamente, o pai da esquerda moderna, e o avô é Descartes. Rousseau é também o primeiro intelectual a combinar todas as características do moderno Prometeu: a reclamação para si mesmo da legitimidade para contestar todos os princípios em que a civilização está fundada; a confiança na sua capacidade para reconstruir o homem e a sociedade por argumento intelectual; a crença no processo político como instrumento para transformar o mundo.

A influência intelectual de Rousseau foi enorme em todos os países - como Portugal e Espanha - por onde sopraram os ventos da Revolução Francesa. Ele remobilou por completo o espírito do homem, podendo mesmo dizer-se que a maior parte das ideias que o homem moderno possui sobre a sociedade foram inspiradas em Rousseau.

A educação dirigida pelo Estado como instrumento para mudar a sociedade (Émile); a crença na autoridade centralizada do Estado e na insignificância do indivíduo perante os interesses supremos da colectividade (Le Contrat Social); a desconfiança pela propriedade privada e pela livre iniciativa e a sobrevalorização da ética da redistribuição em detrimento da ética da produção (Discours sur l'Inégalité); a ideal do imposto progressivo sobre o rendimento e o igualitarismo económico e social (Discours sur l'Économie Politique); a aversão ao sentimento religioso tradicional e, em particular, ao catolicismo (Le Contrat Social e Émile); a confiança messiânica na democracia como terapia para todos os males que afligem o homem e a sua vida em sociedade (Le Contrat Social).

Enfim, o sentimento de revolta contra a civilização e as instituições, que caracteriza o espírito revolucionário da esquerda, é ainda uma marca distintiva de Rousseau.

2 comentários:

Anónimo disse...

Agora está muito na moda cascar em Rosseau. Mas a verdade é que o propósito de Rousseau foi o de combater os abusos e não de repudiar os mais altos valores humanos. Rousseau não pretendia que o homem retornasse à primitiva igualdade, ao estado natural, ele limitava-se a procurar os meios para minimizar as injustiças que resultam da desigualdade social. No fundo o mesmo desígnio de Jesus Cristo.

4 hero

CN disse...

Bater na esquerda passou a parecer-me demasiado fáicl.

Rosseau passou na verdade a ser referência de todo o espectro político que suporta o paradigma actual de social-democracia, ainda que a direita hoje pense poder livrar-se dos tiques a Rev. Francesa e Napoleão.

A direita é tão culpada ou mais que a esquerda