16 julho 2007

democracia representativa


11% foi a percentagem de lisboetas com direito a voto que elegeram o novo Presidente da Câmara.

7 comentários:

Eduardo disse...

Se fosse o Arroja a mandar, dava-se um tiro nos cornos do Costa como fizeram ao Humberto Delgado. Assim, já não havia problemas nem reflexões sobre a democracia representativa.

Burns disse...

é obvio que nao merecia um tiro , mas pelo menos mostrava alguma decencia se tirasse aquele ar de vitoria em frente duma plateia de velhos de cabeceiras de basto que nem sabia o que estava ali a fazer.
enfim , o terceiro mundismo no seu explendor , parecia quase uma festa do mugabe

Anónimo disse...

Rousseau argumenta que os indivíduos que fazem a maioria exprimem sempre o bem comum, por isso quem está em minoria nunca tem razão. Desde que uma maioria se exprima tem-se a garantia de que ela representa a vontade geral. A vontade geral é para assegurar a liberdade, a igualdade, e a justiça dentro do Estado, e no contrato social a soberania individual é cedida integralmente ao Estado no sentido de que esses objectivos possam ser atingidos.

4 hero

Anónimo disse...

Obedecer a todos é obedecer a ninguém, e é o mesmo que obedecer-se a si mesmo. Neste sentido, para Rousseau o povo tem que ser soberano, isto é, o corpo colectivo que expressa através da lei a vontade geral. Quer dizer, a vontade geral é a vontade do Estado, por isso o poder soberano é único e uno. Pela sua concepção os magistrados que constituem o governo estão subordinados ao poder de decisão do soberano e apenas executam as leis.

4 hero

Anónimo disse...

Rousseau preconiza, portanto, a democracia directa, mantida por meio de assembleias frequentes de todos os cidadãos. É a soberania popular, já que uma vontade não se representa : ou é a minha vontade ou é a vontade de outros. Enquanto Locke tem convicções parlamentaristas, em Rousseau não pode haver democracia representativa: a democracia ou é directa ou não é democracia.

4 hero

Anónimo disse...

Discutimos filosofia iluminista?

Bem, que ainda está bem presente é verdade....

Anónimo disse...

Les absents ont toujours tort, por outras palavras quem não votou que se lixe.